As Praias de Noronha

 

As praias de Noronha geralmente figuram nas listas das praias mais bonitas do Brasil.  São 12 praias para todos os gostos.  A vantagem de ficar com o seu Buggy a disposição, é que você pode acompanhar o ritmo das crianças e visitar mais de uma praia por dia.  Leve sempre o seu kit de sobrevivência: água, lanches, filtro solar, camisetas de surfista, equipamento de mergulho, barraca de sol, etc. escolha a sua ou suas praias preferidas e aproveite!

PRAIAS DO MAR DE DENTRO

O mar de dentro é a costa da ilha voltada para o continente. Nele fica a maioria das praias. Geralmente ele é calmo e abriga os melhores pontos de mergulho (tanto para snorkel ou mergulho autônomo). Para aproveitar estas praias com estas condições, evite visitar a ilha nos meses de verão, quando é a temporada do swell e estas praias se transforma em ótimos pontos de surf.

PRAIA DO PORTO

Apesar de estar sempre cheia de embarcações, é um ótimo ponto de mergulho com snorkel. No primeiro momento que entramos no mar, demos de cara com uma tartaruga. Há um naufrágio há mais ou menos 100m da costa. Vale nadar até lá. Os biólogos do Tamar aparecem alguns dias da semana para encontrar, marcar e pesar tartarugas. Procure saber no centro de visitantes quando eles estarão lá, por que é uma ótima oportunidade para as crianças verem as tartarugas de perto e conversar com os biólogos. 

PRAIA DO CACHORRO

É a praia mais frequentada pela população local. Localizada na  Vila dos Remédios, é uma das poucas praias que tem barracas de bebidas e petiscos. A praia é pequena e aconchegante. Ótima para crianças, mas quando é a época da calmaria no mar de dentro. Quando a maré está alta a praia pode ficar praticamente sem areia. Informe-se sobre a tábua das marés na pousada.

PRAIA DO MEIO

Como o próprio nome indica, fica no meio do caminho entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. Fica geralmente vazia, pois o acesso é pela praia do  Cachorro ou pela Conceição.  Na maré alta a praia fica isolada, então tome cuidado para não ficar preso pela maré. Como o movimento é pequeno, há muita movimentação de aves marinhas em busca de alimento. Se o mar estiver calmo, vale ficar de mascara e snorkel observando as aves entrarem no mar. Fascinante.  

PRAIA DA CONCEIÇÃO

Também muito freqüentada  pelos locais e turistas. É o ponto de encontro para aqueles que querem fazer uma social. É a uma ótima praia para ficar no final da tarde, pois tem uns bares ótimos (Bar Duda Rei e Bar do Meio) e uma ótima vista para o Morro do Pico e o por do sol. Na temporada de surf  (novembro/fevereiro) as ondas são concorridas.

 PRAIA DO BOLDRÓ

É praticamente a continuação da Praia da Conceição. Quando a maré está bem baixa , é possível chegar nela por uma trilha que une as duas praias.  Oferece uma piscina natural rente à areia, durante a  maré baixa. Ótimo pra relaxar com as crianças. Não tem bares, portanto leve seu kit de sobrevivência.  

PRAIA DO AMERICANO

É uma praia pouco freqüentada. Para chegar até ela, é preciso pegar uma trilha a partir da praia do Bode. Fique atento para não ser surpreendido pela maré. É ideal para quem quer ficar totalmente isolado, não sei se é o caso com crianças.

PRAIA DA CACIMBA DO PADRE E PRAIA DO BODE

É a maior praia de Noronha e conhecida por ser um dos melhores pontos de surf da ilha, onde acontecem os campeonatos de dezembro a fevereiro. O canto direto é conhecido como a Praia do Bode. Existem duas barracas-restaurantes próximas à entrada da praia. Nunca comi nada por lá, mas são úteis para comprar água e bebidas. No canto esquerdo da praia, está a trilha que leva até  a Baia dos Porcos. De novo: fique atento aos horários da maré baixa. Na dúvida, pergunte aos locais. 

BAÍA DOS PORCOS

Este é o cartão postal da ilha. Lugar perfeito para dar um mergulho de snorkel. Pra aproveitá-la como está na foto, fique longe da ilha nos meses da temporada de surf. No lado esquerdo da praia tem uma piscina natural que é vetada para mergulhos. Além de placas avisando sobre a interdição, geralmente tem um fiscal para garantir que ninguém entre desavisado. Se o mar estiver calmo, vale nadar até os dois irmãos. Já ouvi relatos de pessoas que encontraram golfinhos lá. Nunca tive esta sorte.

BAÍA DO SANCHO

A visão do alto é estonteante. Para mim a praia mais bonita que já visitei. Mas, tem uma pegadinha, para chegar até ela você tem andar em uma trilha de mais ou menos 10 minutos a partir do estacionamento e depois descer vários degraus de escada – sendo que dois lances são em uma escada de metal enferrujada em fenda na pedra. Já vi muitas pessoas desistirem de descer com medo do esforço ou por claustrofobia. Faça um esforço: é a praia mais bonita do Brasil! As crianças agüentam bem a descida. A minha filha é bem esportiva, mas fomos com outras crianças, até menores, que conseguiram descer sem problemas. É só ter calma.

 Quando chegar ao estacionamento tem um quiosque para comprar água e bebidas, depois você contará apenas com o que tiver na mochila. A praia é um ótimo lugar para mergulhar de snorkel. As águas são cristalinas e geralmente calmas. No canto direito da praia, seguindo as pedras, você poderá ver diversas espécies encontrada na ilha além das tartarugas. Para quem tem mais experiência com o mergulho, vale nadar até uma laje que fica bem no centro da baia. O mergulho lá e sensacional. Acredite, se você prestar atenção dá para ouvir barulhos dos golfinhos, pois a baia onde eles ficam é logo ao lado. Dizem que o mais sortudos podem encontrá-los nos mergulhos na laje. Vale a tentativa. Agora, mesmo que você não queira mergulhar, esta é uma das melhores praias para relaxar. Mesmo que você já tenha feito o passeio de  barco que faz a parada na baia, a sensação de ir por terra e ficar calmamente na praia sem ter hora marcada para voltar é incomparável. Duro é subir as escadas na hora de ir embora.

PRAIAS DO MAR DE FORA

PRAIA DO LEÃO

  

A praia é linda e grande. Aqui é o principal ponto de desova das tartarugas marinhas. Ela fica mais calma e bonita na época em que o mar de dentro está com as grandes ondas. Portanto, trata-se de uma escolha de Sofia, pois um dos lados da ilha sempre vai estar mais tranqüilo do que o outro. A praia é geralmente deserta, pois o acesso é por uma trilha de mais ou menos 5 minutos. No canto esquerdo, geralmente são formadas umas piscinas naturais nas rochas. É proibido entrar nestas piscinas. Por mais que pareça atraente, não se arrisque, ainda mais com crianças. Pois os riscos de ser arrastado por uma onda que entre de surpresa nas piscinas é grande. Na época de desova das tartarugas, de abril a junho, muitas vezes a praia fica interditada. Em contrapartida, você poderá ter a sorte de estar na ilha em um dia de abertura de ninho, quando os biólogos do Tamar convidam os turistas para ver as tartarugas nascerem.

BAÍA DO SUESTE

Fica bem no final da BR. Não tem como errar o caminho. É um ótimo ponto de mergulho, principalmente para encontrar tartarugas marinhas. O mergulho com snorkel só é permitido no canto direito da baia. Além disso, para não danificar os corais, os fiscais só permitem que os megulhadores entrem no mar com coletes flutuadores. Isso é meio chato para quem gosta de mergulhar, como eu e meu marido. Mas eles são irredutíveis. Por outro lado, os coletes ajudam as crianças que não tem tanta habilidade para nadar no mar. Há um quiosque na praia com lanches e bebidas e onde os coletes podem ser alugados.

PRAIA DA ATALAIA

Já falei sobre a para do Atalaia no post anterior. É um passeio imperdível. Pena que o tempo de permanência na praia seja regulado. Mas, após as explicações dos fiscais, entendemos que mergulhar nesta piscina é na verdade um privilégio que nos é concedido.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Nordeste, Praia

2 Respostas para “As Praias de Noronha

  1. Alek

    Lindas fotos, textos maravilhosos! Continue com seu blog que está show! bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s