Novas regras para viajar com crianças

Você sabia que existem novas regaras para viajar com crianças para o exterior acompanhadas de apenas um do pais, de terceiros ou sozinha. As novas regras para viajar com crianças já estão em vigor e vieram para facilitar a retirada da documentação necessária para a viagem.

A Policia Federal colocou à disposição no site um formulário, que precisa ser assinado pelo pai e pela mãe.  A novidade é que as assinaturas podem ser reconhecidas apenas por semelhança – reconhecimento de firma em cartório. Antigamente, o reconhecimento precisava ser feito na frente do tabelião ( por autenticidade). O formulário também pode ser redigido de próprio punho, mas com letra legível e desde que tenha todos os dados que estão no site. Além disso, a  autorização não precisa mais da fotografia da criança como era antes e terá validade de dois anos.

Dica preciosa: para não ter aborrecimento na hora de embarcar para fora do país, mesmo que a criança esteja acompanhada pelos dois pais, leve também a certidão de nascimento ou carteira de identidade do menor.  Os novos passaportes com chip não trazem escrita a filiação. Os nomes dos pais devem aparecer no computador do agente na hora em que ele consulta os dados do chip. O problema é quando o sistema falha e se tem de comprovar a paternidade.  Embora isto não esteja escrito em lugar nenhum, a Polícia Federeal recomenda que pais sempre levem, além do passaporte, o RG ou certidão de nascimento dos filhos, para facilitar a identificação caso haja pane no sistema.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Dicas de Viagem

2 Respostas para “Novas regras para viajar com crianças

  1. Oi Georgia,
    ótimas dicas. Aqui os passaportes ain não estão com chips mas sempre viajamos com as certidões de nascimento delas. Sabe que alguns hotéis aqui no Brasil exigem. Aconteceu comigo em São Paulo e no Meliá de Angra. Ainda bem que eu estava com as certidões.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    • CJ

      Essa dica é importantíssima. Teve uma vez que mesmo com toda a documentação, fomos obrigados a acordar a nossa pequena para que eles olhassem se era ela mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s