Paris – Museus

São muitas as opções de museus em Paris. Por isso que acho interessante conversar e mostrar na internet para as crianças antes da viagem quais são as opções para que você possa se programar melhor. De qualquer forma, por mais interessada que a criança seja, não dá para passar um dia inteiro no museu ou fazer uma programação que envolva um museu por dia.  É muita informação para um adulto, quem dirá para uma criança. Como em Nova Iorque, você pode comprar um passe que oferece um preço único para visitar uma série de atrações e museus. (ParisPass). Pode ser vantajoso. Portanto, segue uma lista dos principais museus da cidade que podem ser interessantes para os pequenos. Faça a sua escolha!

Louvre

Antigo palácio da realeza francesa até o século XVII, o Louvre impressiona pela quantidade e pela qualidade. O acervo do museu reúne obras do mundo inteiro, o que proporciona ao visitante uma visão bem completa de diferentes culturas.  O museu é gigantesco, portanto minha dica é escolher três coisas que pretende ver e ir diretamente para elas. Nos períodos clássicos de férias, o museu fica  lotado, o que pode tornar a vista mais cansativa. A minha filha queria ver as múmias, estátuas gregas, Vênus de Milo e a Mona Lisa. Foi o que fizemos. Vale muito a pena alugar o áudio tour. Infelizmente, eles não oferecem tour em português. A loja do museu é uma atração a parte. Eles têm uma loja separada só com artigos para crianças. Encantadores e educativos.

Musée D’Orsay

Situado em uma antiga estação de trem, o D’ Orsay  e tem um dos melhores acervos de obras impressionistas e modernas do Mundo. É menor do que Louvre, e tem galerias bem iluminadas e arejadas, o que torna a vista com crianças mais fácil.  O acervo reúne obras de Van Gogh, Monet, Degas, PicassoRenoir, entre outros. Existem também exposições temporárias que decorrem paralelamente à exposição permanente. O Museu oferece um roteiro de vistas para famílias,  disponível em inglês e francês , que ajuda a descobrir o acervo de forma lúdica. Se preferir, faça um jogo com as crianças:imginem que vocês estão em uma situação semelhante a do filme Uma Noite no Museu, quando os quadros e esculturas expostos ganham vida. As crianças podem imaginar que estão dançando com as bailarinas de Degas, passeando em campos dourados dos quadros de Van Gogh ou fazendo um passeio das ilhas do pacífico com Gauguin.

Musée Rodin 

A Clarice tinha muita vontade de ver a escultura do Beijo ( a foto é dela!). Por isso lá fomos nós. Este museu é bem pequeno e tem uns jardins lindos. O Museu é localizado na casa onde funcionava o antigo Hotel Biron, onde Rodin morou entre 1910 e 1917. Parte do acervo está distribuída nos jardins, o que faz a vista surpreendente. O Pensador e o Portal do Inferno estão do lado de fora em locais de destaque. Passeie com calma e desafie as crianças a fazerem poses para ficarem iguais as estátuas. O café que fica no jardim  é bem gostoso.

Georges Pompidou ou Beaubourg

Este centro cultural no coração de Paris, é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea do mundo. A construção já é bastante atraente para crianças, que podem explorá-lo subindo as escadas externas tento uma visão privilegiada da cidade. Além dos artistas mais renomados da arte moderna, o acervo está sempre em renovação com mostras temporárias e instalações interativas. No térreo, visite a Galerie des Enfants, onde os pequenos podem experimentar  diversas expressões artísticas. A praça na frente do museu é outro ponto de encontro de artistas de rua. Aproveite!

Cité des Sciences et de l’Industrie  

Localizado no Parque de la Vilette, existe um museu imperdível para crianças. É o museu de Ciências de  Paris, onde os pequenos podem explorar os segredos da ciência. Mesmo que vocês não queiram visitar o acervo do museu, vale muito a pena ir na mostra permanente chamada Cité des enfants , onde tem exposições interactivas para todas as idades. Tudo para que o visitante aprenda, joga e descubra de uma forma divertida e amena.  São experiências com água, eletricidade,  fotografia, cores, etc. As crianças podem entrar em túneis de vidro para ver como é um formigueiro de verdade, além de entrar numa estufa com borboletas coloridas. As experiências com água são as mais divertidas!

Compramos um ingresso combo com direto a um filme sobre dinossauros no Imax , que fica dentro de uma esfera chamada La Géode. Mesmo que eles não falem francês, o impacto das imagens já é atraente o suficiente. O local ainda oferece um planetário e mostras itinerantes.

Museu de História Natural/ Grande Galeria da Evolução – Jardin des Plantes

A vista ao Museu de História natural é um passeio completo para toda a família. Localizado no  Jardin des Plantes, o complexo , criado em 1635, como  Jardim Real de Plantas Medicinais por Louis XIII, reúne hoje  um zoo e o museu. Nos seus 28 hectares estão o jardim da Escola Botânica,  uma Galeria de Anatomia Comparada e Paleontologia, uma Galeria de Mineralogia e Geologia e, o principal, a Grande Galeria da Evolução.

Com 3 mil espécies em exposição, a Grande Galeria da Evolução tem três andares com espaços dedicados à vida marinha, à fauna africana e uma sala com espécies em extinção. Ao fianl, as crianças podem apreender sobre a teoria da evolução de Darwin e Lamarck.  O anmal mais antigo do museu é um rinoceronte empalhado que pertenceu ao zoológico particular do Rei Luís XIV.  Vale muito a pena visitar os jardins e o zoológico Ménagerie, o mais antigo da cidade, criado em 1794.

Musée de La Magie

Este é o maior museu do mundo dedicado à magia. Os visitantes são acompanhados por um guia que percorre as seções de máquinas, jogos, objetos e ilusões de ótica. O trajeto é intercalado com espetáculos de magia para ilustrar o tema. A sala dos espelhos é a que mais diverte a garotada. Aos sábados, pequenas oficinas de magia são oferecidas, mas para aqueles que não falam francês é difícil acompanhar.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Dicas de Viagem, Europa

Uma resposta para “Paris – Museus

  1. Thea

    Parabéns pelo Blog! Gostei demais!
    Continue assim! Sucesso! Bjs Thea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s