Paris – parques e arredores

Paris tem uma boa quantidade de parques em várias regiões da cidade. Para um turista fica difícil conhecê-los todos em apenas uma visita. Mas, vale a pena planejar uma manhã ou uma tarde da viagem para fazer um piquenique, que é ótimo para botar as crianças para brincar. Além disso, que lugar mais perfeito para você visitar um mercado e fazer umas comprinhas básicas para degustar em família? Uma vista ao supermercado em paris faz parte do programa, e como você não vai poder encher a sua male de pães, queijos, embutidos e doces maravilhosos. O melhor mesmo é comprá-los e organizar um piquenique inesquecível. Sugiro dois parques:

 Jardim de Luxembugo

Este é bastante frequentado pelos moradores da região, que fazem caminhadas, exercícios  ou ficam sentados nas espreguiçadeiras a vida passar ( esporte desenvolvido e comumente praticado entre os franceses). Os jardins são encantadores. No local você pode conhecer o antigo Palácio de Luxemburgo pelo lado de fora, pois hoje a construção abriga o senado francês. O que considero um charme um pequeno lago bem perto do palácio,  onde as crianças podem alugar barquinhos a vela para brincar. São barquinhos de madeira, a moda antiga, o que nos leva a uma viagem ao passado imaginando como seria a mesma brincadeira no início do século passado, quando crianças já passeavam por ali. Ao lado do parquinho de diversões, acontecem em dias alternados apresentações de teatro de marionetes. Os horários são informados em cartazes na entrada do teatro, que existe no local desde 1933.

Parc André Citroën

O parque tem este nome, por que foi construído em um antigo terreno da fábrica de automóveis. Mais afastado do centro,  tem um grande atrativo para viagens realizadas no verão. Trata-se de uma pátio enorme com jatos d’água que brotam do chão. Nos meses de verão, o calor pode ser insuportável. Acredite! Até os adultos vão ficar com vontade de se jogar nesta brincadeira. Vale levar roupas extras para toda a família. Os jardins são bem diferentes e coloridos, pois prestam homenagem as cores do arco-íris, com áreas relacionadas ao dourado, vermelho, azul, laranja, verde, entre outras cores. O gramados são extensos e bem cuidados. Aqui as crianças podem jogar bola, correr á vontade, e vocês podem escolher o melhor lugar para montar o seu piquenique. Experimente o sorvete vendido no local. Ele é orgânico e produzido na fazenda do parque. Vocês poderão ainda subir em um balão que fica preso no chão e leva os aventureiros a uma altura de 150m. A vista é deslumbrante.

Bois de Bouglogne

Este é o maior parque da cidade. Na verdade é um conjunto de parques (Bagatelle, Pré-Catelan e Jardin d’Acclimatation). É  possível alugar bicicletas na frente do jardin d’Acclimatation, que serve de ponte de partida para um percurso de 15km de ciclovia.  Aqui também é onde existem mais atrações para a criançada. Visite a área dos carrosséis (manéges), que além dos tradicionais brinquedos, oferece montanha russa, labirinto de espelho, chapéu mexicano entre outros.  Aqui também há um tradicional teatro de marionetes que encanta toda a família.

O complexo anda oferece um pavilhão de aves, com aves exóticas,  e uma fazenda com galinhas, ovelhas e cabras que podem ser alimentadas pelas crianças. Além disso, na praça central, há uma enorme flor /fonte que lança jatos d’agua, onde as crinças se esbaldam no verão. Faça como os pequenos franceses e se jogue! Para finalizar visite o Explor@dome, com espaços interativos  dedicados a ciência e as artes multimídia.

Arredores

Château de Versailles

Que criança que não gosta de visitar um palácio, ainda mais sabendo que reis e rainhas circularam por aqueles  corredores. A vista ao Palácio de Versailles é imperdível. Acaba sendo um passeio de dia inteiro. leve isto em conta ao planejar sua estadia em Paris. é possível chegar até lá por conta própria, por meio do RER ( trem urbano que liga Paris às cidade próximas). Mas também existem várias opções de excursões ( com ou sem guia)  destinadas aos turistas que podem ser uma boa opção. Informe-se com o concierge do seu Hotel.

O Palácio foi construído no século XVII para ser moradia do rei Luís XIV. Também foi palco da Revolução Francesa, quando a corte de Luís XV teve de se render e entregar o Palácio aos revolucionários. A decoração dos salões e aposentos do palácio são suntuosos, o que desperta a atenção dos pequenos. O grande destaque á a sala dos espelhos. Imaginem os grandes bailes que aconteceram neste lugar. As crianças ficam bem impressionadas com as pinturas que retratam os reis e rainhas espalhados pelo local.

Os jardins são uma atração a parte. A área a ser percorrida é gigantesca. Mas, é possível alugar carruagens , o que torna o passeio mais especial. Para conhecer os pontos mais distantes, como o Pequeno Trianon, pequeno palácio onde Maria Antonieta recebia seus amigos, é possível alugar carrinhos elétricos.

Entre abril e outubro o local abriga um festival de música chamado Les Grandes Eaux Musicales, um verdadeiro balés de águas e efeitos sonoros nas fontes localizadas nos jardins. Além disso, uma série de espetáculos são realizados no palácio. Veja no link abixo um vídeo que mostra o que pode ser apreciado por lá.

http://www.youtube.com/watch?v=x87Rkfardv0&feature=related

Parc Asterix

Aqui em casa somos todos apaixonados por este sedutores gauleses que não se renderam ao exército romano. Temos a coleção inteira de Asterix e vimos todos os filmes baseados nas histórias de Uderzo. Não podámos deixar de ir até lá. O parque fica a 30 quilômetros de paris. A melhor maneira de chegar até lé é por meio de um serviço de ônibus que saem da estação de Bateaux Mouche bem em frente da Torre Eiffel. Você compra o ingresso lá mesmo já com direito a entrada para o Parque e o ônibus de ida e volta. O ônibus parte por volta das 10h, mas para ter certeza, peça informação no Hotel ou consulte no site.

O Parque é dividido em seis áreas: a Vila Gaulesa, Roma Antiga, Grécia Antiga, Idade Média, Século XVII e Tempos Modernos. Todas estas áreas são muito bem ambientadas e nos levam diretamente para as páginas dos quadrinhos. A Vila Gaulesa é onde ficam as lojas de souvenir e também onde se reúnem os personagens. Não há como resistir a uma série de fotos em frente das fachadas das casas dos personagens, da estátua do Numerobis, entre outras atrações.

Na Roma Antiga estão duas atrações muito divertidas. Um simulador onde você percorre varias estações como se você fosse ser testado para se recrutar ao exército romano , como também o Les Stars de L’Empire, que é um show representado numa espécie de coliseu onde as estrelas são os gladiadores de César. Na Grécia Antiga, há uma apresentação de golfinhos no Teatro Poseidon. Fiquem atentos aos horários das apresentações.

Para os maiores, eles oferecem duas montanhas russas ( Tonnere de Zeus e Goudurix) e uma série de brinquedos que terminam em quedas d’água. Os brinquedos molham mesmo, portanto traga uma muda de roupa. Não perca o Le Grand Splash, o nome fala por si mesmo. A única atração que eu não recomendo é casa mal assombrada. Muito mais atraente e interessante vista pelo lado de fora. Perdemos um tempo enorme em uma fila gigantesca que se estende por dentro de um labirinto dentro da casa, para fazermos um passeio de 15 min muito, mas muito sem graça. Não assustava nem bebezinho.

Para terminar….

Paris tem muito mais atrações, museus e parques além das que trouxe para vocês aqui no blog. Sugiro comprar o livro  Paris com as Crianças, escrito por Anna Chaia e Adriana Moller. Lá vocês poderão obter informações detalhadas sobre as principais atrações da cidade com dicas de restaurantes, lojas, etc. Este guia foi muito usado  na nossa viagem.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Dicas de Viagem, Europa

Uma resposta para “Paris – parques e arredores

  1. ADOREI!!! Parabéns pelo blog.
    beijos grandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s