Voando em céu de brigadeiro

Muitas pessoas ficam tensas só de pensar em entrar em uma avião com crianças. Realmente, dependendo do perfil do pequeno os pais têm de ser muito criativos para mantê-lo calmo e entretido durante horas em um ambiente confinado. Por isso, reuni algumas dicas que podem garantir uma viagem mais tranquila para pais e filhos.

A espera : durante a espera para embarcar deixe a criança andar bastante pelo aeroporto. Vocês  vão ficar muitas horas sentados e esta atividade toda a ajuda a criança a cair no sono mais facilmente durante o vôo.  Se for a primeira viagem da criança, aproveite todas as novidades do aeroporto e do avião. Antes da decolagem, deixe ela explorar o espaço a vontade.

Na hora da decolagem e aterrisagem:  tenha a mão um brinquedo ou objeto que ajude a criança a ficar quieta. Se o seu filho tem um bichinho ou boneco preferido , ele pode ser útil para aclamar a criança. Coloque o boneco junto com ele no cinto de segurança, para ele ver que o boneco  também está respeitando as normas ficando sentadinho durante a decolagem. É importante ter a mão um pirulito, chiclete ou bala para que a criança faça movimentos de sucção neste momento, de modo a evitar a dor provocada pela pressurização da cabine.  Outra opção é ensinar aos pequenos a abrir e fechar a boca com força para aliviar a pressão. Os bebês devem usar chupetas ou tomar mamadeiras  neste momento. Mesmo tomando estes cuidados, algumas crianças são mais sensíveis e sentem dor de ouvido ( o que é o caso da minha filha). Tente alcamá-la da melhor maneira possível.

Durante o vôo:  um DVD portátil, Ipod ou vídeo games são bastante úteis para entreter a garotada. Mas, informe-se antes com a companhia aérea sobre as facilidades que já existem no avião, para evitar de carregar equipamentos desnecessários. Alguns  aviões tem telas acopladas na parte traseira de cada assento, que oferecem uma ampla programação infantil de desenhos, filmes, músicas e games, o que pode ser bastante interessante para crianças maiores.  Caso opte por levar seu próprio equipamento, lembre-se de levar adaptadores de tomada se a viagem for internacional, para você poder recarregar as baterias para a viagem de volta.

Leve também alguns brinquedos , livros, revistas ou passatempos adequados para o espaço. O ideal é que você compre algo novo para as crianças e dê somente dentro do avião.  Minhas sugestões são: livros do tipo pop-up, revistas para colorir com giz de cera ( fazem menos sujeira e não precisam de apontador), palavras cruzadas para os maiores, e revistas com passatempo adequados  a cada faixa etária. Algumas companhias aéreas, em vôos longos, oferecem um kit de entretenimento para as crianças, mas pela minha experiência, é melhor não contar com isso, por que você é quem sabe melhor o que interessa ao seu filho.

Desde que a Clarice começou a escrever textos, eu sempre dou para ela  um livrinho de anotações para ela fazer um diário de viagem.  Geralmente ela já começa a fazer suas anotações e colagens no próprio avião ( ela cola o canhoto do cartão de embarque, menu do avião, etc.) . Este caderninhos acabam se tornando uma ótima lembrança da viagem. Volta e meia a vejo folheando os diários para relembrar estes momentos.

Peça a tripulação para a criança visitar a cabine. Geralmente é possível fazer esta visita um pouco antes da decolagem. Mas, não crie esta expectativa, pois alguns comandantes não permitem estas visitas.

Lanches e alimentação: em vôos internacionais você pode pedir uma refeição infantil. Este pedido tem de ser feito pelo menos dois dias antes da viagem. Ligue para a central de atendimento ao cliente da companhia  aérea ou peça ao seu agente e viagem para cuidar desta solicitação. A vantagem da refeição especial é que ela é servida antes das outras refeições. Os vôos domésticos não oferecem esta opção.

Para se garantir, leve pequenos lanches (biscoitos, chocolates, frutas secas, etc) e guloseimas para usar durante o vôo (nacional ou internacional) e também durantes as horas de espera. Só fique atento com os recipientes com líquidos. Já tive de jogar fora  uma caixa de achocolatado por que a embalagem tinha 200ml ( a restrição nos aeroportos internacionais é para frascos com líquidos acima de 100ml). Se o seu filho ainda toma leite, é melhor levar o leite em pó em pequenos potes, com a quantidade separada por cada dose, para misturar na hora. Existem também mamadeiras que tem um compartimento para o leite em pó, que é misturado só na hora em que o leite for ser consumido.  Caso o seu baby como papinhas, a equipe de bordo é sempre solicita para aquecer o potinho, como também para providenciar água morna para o leite em pó.

Roupas: escolha roupas confortáveis e quentinhas, pois geralmente a temperatura dentro do avião é mais baixa. É bom ter pelo menos duas mudas de roupas para a criança e uma para você, por que acidentes com líquidos e comida podem  acontecer. Eu gosto sempre de levar um par de meias com sola antiderrapante para toda a família. Assim vocês não precisam ficar de sapatos e podem andar pelo avião sem se preocupar com escorregões.

Crianças que ainda usam fraldas precisam de uma atenção especial.  Calcule a quantidade de fraldas que você usaria no período da viagem (contabilizando o tempo de espera) e coloque umas fraldas extras. Muitas vezes o intestino dos bebês fica mais solto durante as aterrissagens, além disso você deverá hidratar o seu filho constantemente, o que aumentará a quantidade de pipi. O melhor local para trocar a fralda é no assento que você estiver ocupando. Outra opção é o assento das aeromoças. Geralmente elas não se incomodam, mas pergunte antes. Deixe o banheiro como última opção, além de ser um espaço mínimo, dificilmente ele está limpo depois de horas de viagens.

De qualquer forma leve álcool gel, lenços umedecidos ( independente da idade das crianças) e  lenços de papel  para ajudar na limpeza de mãozinhas sujas, roupas, etc.

Para finalizar, uma dica de ouro! Fique calmo (a). A criança percebe se o adulto está nervoso e fica agitada. Pode parecer meio básico e maio óbvio, mas muitas pessoas não conseguem relexar. A viagem tem tudo para da certo e o sacrifício de ficar horas confinado no avião será recompensado com dias de prazer no local que você escolheu para suas férias. Pense nisso! Mesmo que você esteja viajando sozinha, a equipe de bordo está preparada para ajudá-la no que for preciso. Aproveite a viagem e quando voltar já começe a planejar a próxima!

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Dicas de Viagem

Uma resposta para “Voando em céu de brigadeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s