A aventura de Max pela Asia

Fiquei fascinada com a aventura de um casal de amigos alemães que viajaram por 4 meses com o filho de 5 anos pela Ásia. Eles moram em Düsseldorf, Alemanha. Ano passado ficamos hospedados na casa deles durante nossas férias. Eles tinham voltado há pouco tempo da viagem, e  ficamos encantados com as fotos e histórias que eles compartilharam conosco. Por isso, resolvi fazer uma entrevista virtual com a Sabine para ela contar um pouco da sua experiência.

Como surgiu a idéia de fazer a viagem para a Asia com a família?

Nós estávamos pensando o que poderíamos fazer com nosso filho, Max, antes que ele começasse o primeiro ano na escola. Como gostamos muito de viajar, resolvemos transformar um sonho em realidade: tiramos uma licença de 4 meses no trabalho e fomos para o continente asiático, sobre o qual muitos amigos falaram tantas coisas boas sobre suas experiências de viagens.

Por quais países vocês viajaram?

Começamos no Vietnã depois passamos pelo Camboja, Laos, Tailândia, Myanmar, Malásia, Cingapura e Tibet. Na China estivemos em Pequim, Xangai, Hong Kong, além de termos visitado o Exército de Terracota em Xian. Ainda na China, estivemos em  Guilin, que tem a paisagem clássica chinês, que vemos em quadros de restaurantes típicos: um rio emoldurado por lindas formações rochosas.

Como foi a preparação para a viagem. Você tomou algum cuidado  especial  por estar fazendo esta viagem com uma criança pequena? O que você levou na mala  especialmente nesta viagem?

Estivemos no Instituto dos Trópicos em Düsseldorf para buscar orientações sobre vacinas e levamos um kit de primeiros socorros. Além disso, não tomamos nenhum cuidado especial, até por que nosso filho tomou as mesmas vacinas que nós.

Como foi que você obteve informações úteis para a viagem? Alguma dica de sites na web que foram importantes na busca?

Nos lemos muitos livros e guias de viagens, mas as informações sobre Hotéis e dicas de viagem nós pegamos na Internet. Na Asia praticamente todos os Hotéis possuem websites , onde você pode fazer reservas on-line. Geralmente fazíamos as reservas apenas duas semanas antes de chegamos às cidades, o que sempre funcionou muito bem!

Como foi a experiência de viajar tanto tempo e em países de culturas tão diferentes da sua com seu filho?

As pessoas na Asia são especialmente amigáveis e simpáticas com crianças e não houve problemas nesse aspecto. Sempre tentamos ficar em hotéis com piscina, para que meu filho pudesse brincar. De uma forma geral o programa nos locais era sempre semelhante: acordar cedo, visita aos templos, parques, pontos turísticos, mergulhar ou fazer snorkeling nos locais de praias e por volta das 9 todos já estávamos exaustos e caíamos na cama. Ficamos o tempo todo juntos, o que foi uma ótima experiência, pois nos uniu bastante e formou um espírito de equipe na família. Só nas últimas semanas, o nosso filho começou a reclamar da falta que sentia dos amigos. Normal!!

O que você acha que ele adquiriu ( aprendeu)  nesta viagem? Ele voltou diferente?

Ele ficou mais confiante e aprendeu muito na viagem. Quando olhamos as fotos, ele sempre tem uma história ara contar. Ele viu como as pessoas de outros países são diferentes e tem uma percepção diferente do mundo e da vida. Com certeza, o que mais impressionou ele foram os monges budistas.

Qual  foi , ou foram,  os lugares mais interessantes da viagem? Onde é que o seu filho aproveitou mais e porque?

Ficamos maravilhados com Lhasa e o Palácio Potal e Ankor What no Camboja. A cidade de Hanói é maravilhosamente caótica em contraste com Cingapura , absolutamente rica e limpa. Fizemos uma visita à selva na Malásia e  meu filho ficou impressionado com um passeio que fizemos na Tailândia onde criam-se elefantes para o trabalho e você pode montar neles. Ficamos lá por três dias. De manhã alimentávamos os animais e depois levávamos para o banho em um lago, para levarmos os elefantes até lá, montávamos neles.

E o que ele menos gostou?

Ele se incomodava um pouco por que as pessoas queriam sempre acariciar e passar a mão no cabelo dele (loiríssimo!) e as mulheres queriam tirar fotos com ele.

O que te surpreendeu positivamente?

A autenticidade e simpatia das pessoas. Não tivemos problemas durante a viagem. Nunca fomos roubados, por exemplo. Uma vez esqueci minha câmera fotográfica em um museu, voltei lá e me devolveram normalmente. Achamos tudo muito bem organizado.

 Quais lugares você gostaria de visitar novamente?

Visitaríamos todos os lugares novamente, não houve nenhum lugar que nós falássemos: nunca mais!

Se você tivesse de indicar um roteiro para pais que tem menos tempo para viajar ( geralmente 1 mês de férias), quais lugares você indicaria.

O Vietnam e o Camboja são ótimos lugares para se começar, não são tão turísticos como a Tailândia, mas igualmente interessantes.  Myanmar , por sua vez, é excitante! O Laos é ótimo para os amantes da natureza, pois tem uma floresta tropical bem preservada.

Que dicas gerais você daria para os pais que quiserem realizar uma viagem parecida?

Ler bastante para elaborar um plano geral da viagem, mas é bom deixar algumas brechas para ficar mais dias em um local que foi mais encantador ou visitar cidades que não estavam previstas, mas que você acabou descobrindo só quando estava lá. Esta é a vantagem quando se tem um tempo mais longo de viagem, você pode se dar o luxo de ficar mais tempo nos seus locais preferidos.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Asia, Dicas de Viagem, Dicas gerais

2 Respostas para “A aventura de Max pela Asia

  1. Amei o relato! Não conhecia o blog de vcs, já estou linkando!
    Bjs
    @viagempimpolhos

  2. Pingback: A aventura de Max pela Asia | Diversão em Família | Revista eletrônica Viajando com Pimpolhos | Scoop.it

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s