Um Giro por Natal/ Litoral Sul

O segundo dia que ficamos em Natal, partimos em direção ao litoral sul. Este passeio também é bastante interessante. Vou fazer uma descrição do passeio inteiro, embora algumas das coisas que fazem parte deste trajeto eu fiz na outra vez em que estive em Natal. Este roteiro é oferecido por várias operadoras de turismo locais. Eu, como gosto de ter liberdade de horários e tempo de permanencia em cada local, nas duas vezes que estive lá fechei um preço fixo com um motorista de taxi, que ficou à nossa disposição por todo dia. Fica mais caro, mas além da liberdade, você não tem que se preocupar com o caminho nem com lugar para estacionar. Alugar um carro é uma opção para aqueles que vão ficar mais tempo na cidade.

O passeio começa com uma parada para fotos na Barreira do Inferno, o primeiro Centro Aeroespacial do Brasil. Os meninos e papais ficam mais impressionados. Mesmo assim, a parada é rápida, apenas para tirar algumas fotos, pois o local não é aberto para visitantes.

Depois seguimos para Pirangi, onde fica o maior cajueiro do mundo. A árvore é mesmo impressionante, pois ocupa vários quarteirões do bairro. Para se ter uma ideia, a copa da árvore tem mais de

8.500 m2. É possível visitá-la passeando entre os galhos, onde alguns guias voluntários oferecem explicações sobre o fenômeno que fez o cajueiro crescer desta forma e não parar (a arvore está em expansão constante). Os guias contam que na época que os frutos nascem, são retiradas toneladas de caju, que são distribuídas pela população local. O local tem um mirante, do qual é possível se ter uma visão aérea da árvore.  Parece um grande tapete verde, esperemido entre ruelas e pequenas casas. No entorno do cajueiro, dezenas de lojas de artesanato e produtos derivados do caju garantem que você não voltará para casa sem uma lembrancinha.

A próxima parada do roteiro é a lagoa de Ariatuba, que tem uma boa infraestrutura de bares e restaurantes e também de diversão.  Quando estivemos lá em 2004, havia um Zorb ( grande bola inflável de plástico, onde cabe uma pessoa adulta na parte interna), que era possível ser alugado para rolar por uma pequena rampa de areia até a lagoa. O meu marido experimentou a brincadeira e adorou! Hoje, o local ainda mantém uma tirolesa “aerobunda”, além de aluguel de pedalinhos e caiaques. O banho de lagoa é ótimo para crianças. A temperatura da água doce é agradável e as lagoas são rasas. Os menores, então,  se esbaldam.

O passeio de ônibus de excursão que percorrem o litoral sul oferecem ainda um passeio de barco da Marina Badauê para visitar as  piscinas naturais de Pirangi, uma formação de corais e arrecifes que forma aquarios naturais na maré baixa. Eu não fiz este passeio, mas é possível contratá-lo mesmo que você não esteja em uma excursão.  A duração média do passeio de barco é 2 horas e percorre quatro praias, com parada para banho e mergulho de snorkel nas piscinas.

Na volta, peça ao motorista para parar no  Mirante dos Golfinhos, em Tabatinga. Se você tiver sorte, você poderá avistá-los em cardumes, quando eles se aproximam do litoral para pescar tainhas.

Geralmente este tipo de passeio deixa as crianças exaustas. Você vai ficar tentado a ficar no hotel para jantar. Mas, se possível faça um esforço e saia para jantar pelo menos dois dias para conhecer os dois restaurantes que vou sugerir: Camarões e Tábua de Carne. O primeiro tem o nome auto explicativo. Imgine uma forma que você gostaria de comer o seu camarão, que com certeza este prato estará no menu. O segundo oferece uma cozinha regional deliciosa, com pratos de frutos do mar, carnes e uma mesa de doces para arrematar, que deixa qualquer um com água na boca. A comilança é grande, mas vale muito a pena. Prefira ir no restaurante  da via costeira ou no bairro da Ponta Negra. O ambiente é agradável e cheio de espaço. Ambos tem playground para crianças com brinquedos de madeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Dicas de Viagem, Nordeste, Praia, Resort

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s