Praia de Pipa

A praia de Pipa está localizada a 85 km e Natal , no município de Tibal do Sul. A proximidade da capital faz com que muitos turistas façam um passeio de um dia ( bate e volta) para conhecer o balneário. O lugar é tão lindo e repleto de praias para todos os estilos, que eu recomendo passar alguns dias se hospedando nas pousadas charmosas encontradas por lá. Estivemos em Pipa em 2003, quando Clarice tinha 2 anos e meio, e ficamos três dias. Ficou um gostinho de quero mais, por isso espero poder voltar lá em breve.

A origem do nome  Pipa  tem duas versões. A primeira diz que o nome indígena significa “entre duas águas” (já que é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico). A segunda diz que o nome foi dado pelos portugueses, pois no local há uma enorme rocha em formato de barril. A praia começou a ficar mais famosa na década de 80 por ser um ótimo local para a prática de surf, mas existem também opções de praias tranquilas onde é possível fazer caminhadas, trilhas, passeio de bugue, caiaque, passeios a cavalo entre outras atividades. Este litoral é também frequentado por  golfinhos e tartarugas que podem ser facilmente encontrados nas praias e em mergulhos. Impressionante!  Passamos a tarde inteira na praia de do Madeiro na companhia de golfinhos que pescavam tainhas tranquilamente na arrebentação. Quem me conhece melhor, sabe que isso para mim é a definição do paraíso.

Nos hospedamos na ultra charmosa Toca da Coruja, pousada que faz parte da Associação Roteiros de Charme, que naquela época aceitava crianças. Hoje a pousada hospeda apenas jovens acima de 12 anos. Além e belíssimas instalações, o grande charme da pousada é o café da manhã,  servido em um local aberto, onde, além de estar em contato direto com a mata atlântica, você pode se deliciar com pães, broas e tapiocas  saídas diretamente do forno de lenha. O restaurante Oca da Toca é sofisticadíssimo e merece ser visitado  mesmo que você não esteja hospedado na pousada.

Da próxima vez que eu for, gostaria de me hospedar no hotel  Sombra e Água Fresca que fica no alto da falésia, e tem uma vista deslumbrante de 360 graus de paisagem desimpedida. Este hotel fica perto da  praia favorita dos golfinhos.

Além de relaxar nas praias próximas a Vila (praia do Amor, Curral, Madeiro, etc) vale muito a pena contratar um passeio para conhecer todo o contorno do litoral mais ao sul e ir até a fronteira com o estado da Paraíba. Fizemos este passeio de buque, o que foi uma grande aventura com uma criança de dois anos de meio.  Mas, a beleza das paisagens e a ajuda do motorista , que fez todas as paradas no nosso ritmo, fez com que o passeio tenha sido um dos mais maravilhosos que já fizemos.

O passeio começa no Chapadão, um caminho por cima das falésias que mais parece uma paisagem de outro planeta, com fendas e crateras na terra vermelha característica da região. O carro vai atravessando este caminho acidentado margeando o mar. A vista é deslumbrante! Em seguida faz-se uma parada na lagoa de Coca-cola. Não me lembro se ela tem outro nome, mas este apelido é devido à cor da água idêntica ao refrigerante. Seguimos em direção á Baia Formosa e Barra do Cunhaú, onde o rio encontra o mar e pode-se mergulhar nas águas salobras   e mornas. No caminho, passamos pelo coqueiro mais reto no Rio Grande do Norte. A foto diz tudo.

O passeio vai seguindo pelas praias até à divisa com a Paraíba, onde paramos no Ombak,  um misto de cachaçaria, restaurante e botequim, onde fica-se com o pé na areia  para degustar quitutes locais e  mais de 20 tipos de cachaça de todo Brasil envelhecidas em tonéis de madeira. O ideal é pedir uma seleção  de pastéis e empadas com  diversos tipos de recheios e pedir uma caipirinha. Isso é que é vida!

Além da natureza única e exuberante, a vila de Pipa tem vários atrativos gastronômicos e lojinhas charmosas. Vale dar uma passeada no final da tarde e início da noite. Escrevendo este post  cheguei a conclusão que está mais do que na hora de voltar lá.