Pelos bastidores do Theatro Municipal


O Theatro Municipal é uma das grandes jóias arquitetônicas do Rio de Janeiro, além de ser a principal casa de espetáculos da cidade.  O que poucos sabem é que é possível fazer uma visita guiada para conhecer um pouco da sua história, detalhes arquitetônicos e de seu patrimônio com várias obras de artes recentemente restauradas.

As visitas acontecem de terça a sexta de 11 ás 16 h mediante agendamento (recomendável para grandes grupos). Aos sábados não é preciso marcar horário. São distribuídas senhas por ordem de chegada e as visitas acontecem às 11, 12 e 13h.

Fiz a vista guiada com um grupo de amigos e suas crianças. Todos gostaram do passeio. Começamos no prédio anexo, onde um vídeo sobre o processo de restauração é exibido. As imagens que mostram o estado em que se encontrava os Theatro são impressionantes, além do que é fascinante ver o riqueza de detalhes do trabalho feito pelos restauradores.

Em seguida, entramos no teatro pelos bastidores e a primeira visão que temos é a parte inferior do piso do palco. Um sofisticado mecanismo que elevam e movimentam o palco, ou partes dele, impressiona, principalmente pelo fato de que a estrutura é original da construção do teatro. Passamos então pelo corredor dos camarins, que tem pisos e clarabóias de vidro, também originais da época de inauguração, que deixam o ambiente naturalmente iluminado.

O tour passa então para as partes internas do teatro onde podemos conhecer um pouco mais os detalhes sobre a história da construção e das obras de arte que enfeitam suas paredes, teto, janelas e corredores. Embora tenha sido inspirado na Ópera de Paris, de Charles Garnier, o projeto de  Francisco de Oliveira Passos (filho do então prefeito Francisco Pereira Passos) com a colaboração do francês Albert Guilbert tem um estilo considerado eclético, pois segue vários estilos arquitetônicos.

As crianças ficam encantadas com a maquete do Theatro que se encontra no foyer principal do primeiro andar. Como também com as pinturas de Eliseu Visconti espalhadas pelos ambientes. Terminamos no restaurante  Assirius, no subsolo do teatro, que tem uma decoração inspirada no palácio das 100 colunas da Pérsia. Suas colunas e esculturas com toque babilônicos despertaram a curiosidade das crianças, que se sentiram viajando no tempo.

Aproveitamos a tanquilidade do sábado no centro da cidade e vistamos também o Museu de Belas Artes, que fica no outro lado da Rio Branco ( escrevo sobre esta atração em outro post)  e depois fomos  almoças na tradicional Confeitaria Colombo. Um programa completo! Uma dica: optamos por ir de metrô. Embora muitas pessoas estacionem ao longo da Avenida Rio Branco aos sábados, achamos melhor não nos preocuparmos com a procura por uma vaga no centro da cidade.

Visita Guiada ao Theatro Municipal

Ingresso
10,00 (inteira)
5,00 (meia)

Lotação por visita

40 pessoas

Telefones para informações e reservas de visitas
21- 2332-9220 / 2332-9005

Estação de Metrô

Cinelândia ou Carioca

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Dicas gerais, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s