Natal em Curitiba

Em Curitiba , Paraná, acontece todos os anos uma das grandes atrações natalinas do nosso país.  O Natal do HSBC – ou do Palácio Avenida , é um  espetáculo de luz e fogos de artifício onde a atração principal é um coral de 160 crianças, oriundas de um projeto social desenvolvido durante o ano pela instituição finceira.  As crianças ficam espalhadas pelas janelas do prédio histórico localizado na Rua XV de Novembro, que também é a sede do HBSC.  O coral apresenta todos os anos uma seleção de hits natalinos e canções nacionais e internacionais. Morei em Curitiba em 2005/2006 e fui assitir a apresentação uma vez. É impossível não se emocionar.

O Coral do HSBC está no seu 21º ano e 400 pessoas participam da organização. Todos os anos, cerca de 200 mil pessoas assistem às apresentações. Os ensaios começam logo no início de fevereiro, e só terminam dias antes da primeira apresentação, que começa no fim de novembro. As crianças participantes são, em sua maioria, abrigadas em 11 Casas Lares de Curitiba e região metropolitana.

O tema deste ano é “O Poder da Música”, que mostrará a capacidade de transformação que a música tem na vida das pessoas. A grande novidade será a participação do  artista brasileiro Marcos de Oliveira Kazuo, do Cirque du Soleil, como mestre de cerimônia. O evento promete surpresas para o público, que vai poder interagir com Kazuo através de uma plataforma que eleva o espectador e o transforma em parte do espetáculo. No total serão 18 canções natalinas. Durante o espetáculo, seis crianças vão tocar violino e os shows ainda vão contar com a presença de quatro bailarinos profissionais de Curitiba.

As apresentações começarão no dia 25 de novembro e seguirão até o dia 18 de dezembro, de sexta-feira a domingo, sempre às 20h30.

Dicas
Chegue cedo para conseguir um bom lugar. Milhares de pessoas se aglomeram no calçadão da XV todas as noites de apresentação. As pessoas assistem ao espetáculo de pé. Crianças pequenas verão melhor o espetáculo nos ombros de um adulto, pois a aglomeração é grande e não sobre nehum espaço para a circulação de pessoas na hora do espetáculo. é quase como a área do gargarejo de um show de rock. Por isso, acho melhor se programar e reservar  lugar em alguns restaurantes e hotéis da região que têm vista para o palácio. Evite ir de carro, pois não há lugar para estacionar.E, por fim, não abra mão dos casacos e capas de chuva. Quando fui assitir a apresentção, estava usando meu casaco de couro e minha filhota toda encapotada em pleno novembro. O clima curitibano é europeu. Acredite!

O jornal Gazeta do Povo fez materia recente com vídeo com a previa do espetáculo deste ano. Veja aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Dicas de Viagem, Dicas gerais, Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s